19 setembro 2011

Uma interpretação de órtese feita por uma família








Trabalhar com bebês, crianças, adolescentes e adultos com deficiências neuromotoras é sempre um constante desafio. São histórias emocionantes de pessoas, famílias, crianças. Todos com muita força, com muito empenho em estar nesta vida, transformando as relações interpessoais, familiares e a convivência com seu ambiente.

Deixando as questões particulares filosóficas, religiosas, sociais, etc., estar em convivência significa estar em envolvimento com pessoas, com trabalhos, com atividades. Estar em comunhão, em comunicação. Estar presente, tão amorosamente disponível.

Para cada um de nós, há dentro de nosso ser, o que nos impulsiona à vida e a nossa  auto-estima como pessoa.

A auto-estima que transforma pessoas comuns em pessoas com deficiências, e as pessoas com deficiências em pessoas eficientes. É essa atividade potente de nossa mente, que nos referencia e nos mantém vivos.

É sem dúvida com a auto-estima que lidamos no dia-dia aqui no nosso Laboratório.

De nossos clientes, dos cônjuges, das crianças,  dos pais, de avós, de tios, de irmãos.

Nosso papel, enquanto agentes de tecnologias assistivas, é marcantemente voltado para a promoção da auto-estima.

Entendemos, como um laboratório de tecnologias, que temos muito a fazer nesse sentido. Há um longo caminho por percorrer. Mas quando um de nossos recursos, uma órtese, muda o significado de um estágio de vida, promovendo comunhão e auto-estima, então precisamos compartilhar. Para que o exemplo possa servir de referência, de estímulo, de valorização.








E-mail recebido em 16.09.2011



Estou enviando algumas novas fotos dos trabalhos que fiz e das adaptações para que possam ver com maior detalhe.
Além do tricô estou fazendo também o crochê, mas como a agulha é fina adaptei a mesma dentro de um tubo de caneta bic para que ficasse firme na órtese e eu conseguisse trabalhar.
A agulha de tricô que se adapta à órtese é a n° 7,5.
Vocês estão autorizados a divulgar as fotos, pois se eu puder ajudar outras pessoas ficarei muito feliz. Espero que consigam adaptar uma órtese com acessórios específicos para esse tipo de trabalho.

Abraço!

Maria Aparecida de Figueiredo Vilar


Muito obrigado Maria Aparecida pelo compartilhamento.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Peço permissão para compartilhar esta postagem uma página de Facebook.
    Trabalho com crochê e tenho seguidoras que tem o desafio de tecer com alguma limitação de movimento e esta postagem será de grande importância para todos.
    Caso haja restrição ou objeção, avise-me, que retirarei a postagem.
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir