31 outubro 2011

Por que Heloísa


Sinopse


Escrito a partir da história real de uma menina que tem paralisia cerebral, Por que Heloísa? nos faz pensar na deficiência do ponto de vista da inclusão, numa abordagem que considera o ser humano integralmente e o seu direito intrínseco a uma vida plena.

                                                      (Portal Editorial)



Heloísa pulou do livro e ganhou movimento!


A história de Heloísa começou no livro e agora ganha movimento em um curta-metragem em animação. Também fazem parte desse projeto transmídia o documentário "Todos com Todos" e o audiobook, com narração da autora.




Como é nascer e viver em um mundo onde a diversidade é tão pouco valorizada? O livro "Por que Heloísa?" narra a primeira infância de Heloísa, uma menina com paralisia cerebral, suas relações familiares e o início de sua vida escolar. O curta-metragem dá continuidade à trajetória de Heloísa a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola comum. Ambos são baseados em fatos reais. E, para se somar à legitimidade dessa história, o documentário "Todos com Todos" registra experiências inclusivas de crianças com deficiência em escolas comuns das redes pública e privada.
 
O projeto transmidiático "Por que Heloísa?" foi concebido com a intenção de gerar a reflexão coletiva. Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para TODOS?



Autora: Cristiana Soares
Ilustrações do livro: Ivan Zigg
Editora do livro: Companhia da Letrinhas
Ilustrações e direção do curta-metragem: Ari Nicolosi
Roteiro do curta-metragem: Cristiana Soares e Carolina Ziskind
Direção de arte do curta-metragem: Camila Carrossine
Música do curta-metragem: Hélio Ziskind
Concepção e argumento do documentário: Cristiana Soares
Direção do documentário: Marcos Del Fiol
Produção do curta-metragem / documentário / audiobook: Conteúdos Diversos
Realização do curta-metragem / documentário / audiobook: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e TV Cultura de São Paulo

 in: http://porqueheloisa.blogspot.com/ acesso dia 31.10.2011
Leia Mais ►

28 outubro 2011

A esperança que vem de Atlanta II - FDA aprova seguimento do estudo de células-tronco na ELA


Pesquisadores da Emory University, receberam aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para avançar para a próxima fase de um ensaio de referência para tratar pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) utilizando células-tronco neurais.


Jonathan Glass, MD









                     Nicholas Boulis, MD


O ensaio de Fase I, em curso exclusivamente na Universidade de Emory, foi concebido para avaliar a segurança de implantar células-tronco neurais na medula espinhal de 18 pacientes com esclerose lateral amiotrófica e começou em janeiro de 2010. The first 12 patients received neural stem cell transplants in the lumbar, or lower, region of the spinal cord. Os primeiros 12 pacientes receberam transplantes de células-tronco neurais na região lombar da medula espinhal. After reviewing safety data from these patients, the FDA has granted approval for the trial to advance to the final two groups of patients (three in each group), all of who will be transplanted in the cervical, or upper, region of the spinal cord. Depois de analisar dados de segurança desses pacientes, o FDA concedeu aprovação para o estudo avançar para mais dois grupos de pacientes (três em cada grupo), onde todos receberão as células-tronco neurais na região cervical da medula espinhal .

“This represents a major accomplishment for the trial, meaning that we have achieved our stated goal of proving safety in the first 12 patients who received lumbar spinal injections,” says Jonathan Glass, MD, Professor of Neurology, Emory School of Medicine and director of the Emory ALS Center. "Isso representa uma importante conquista para o estudo, o que significa que estamos atingindo nosso objetivo declarado de provar a segurança nos primeiros 12 pacientes que receberam injeções na região lombar da vertebral", diz Jonathan Glass, MD, Professor de Neurologia da Emory School of Medicine e diretor da da Emory ALS Center.

“Our next objective is to demonstrate that we can deliver the cells safely to the cervical spinal cord, which is particularly important because therapy in this region may help patients better maintain their ability to breathe.” "Nosso próximo objetivo é demonstrar que podemos transplantar as células de forma segura para a medula espinhal cervical, que é particularmente importante porque a terapia nesta região pode ajudar os pacientes a manterem melhor a sua capacidade de respirar."

Nicholas Boulis, MD, Associate Professor of Neurosurgery at Emory School of Medicine, performs the surgery to implant the cells. Nicholas Boulis, MD, Professor Associado de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina Emory, realiza a cirurgia para implante das células. He also developed the device used to inject the stem cells into the spinal cord, which received a notice of patent allowance from US Patent and Trademark Office in October. Ele também desenvolveu o dispositivo usado para injetar as células-tronco para a medula espinhal, que recebeu um aviso de subsídio de patente do EUA de Marcas e Patentes em outubro.

“We hope this trial continues to foster the development of both new techniques for surgical implementation and treatments for people who are living with ALS,” says Boulis. "Esperamos que esse estudo continue a fomentar o desenvolvimento de novas técnicas tanto para a implementação cirúrgica como para tratamentos para pessoas com ELA", diz Boulis. “We are still early in this trial; however, these initial results allow us to move forward with optimism.” "Nós ainda estamos no início deste estudo, no entanto, estes resultados iniciais nos permitem avançar com otimismo."

Also known as Lou Gehrig's disease, ALS is a fatal neurodegenerative disease with no known cure. This is the first US clinical trial of stem cell injections into the spinal cord for the treatment of ALS. Este é o primeiro estudo clínico feito nos EUA utilizando injeções de células-tronco na medula espinhal para o tratamento da ELA. The study, in collaboration with the University of Michigan, is funded by the Maryland-based biotech company, Neuralstem, Inc., which is also providing the human neural stem cells for transplantation. O estudo, em colaboração com a Universidade de Michigan, é financiado pela empresa de biotecnologia baseada em Maryland, Neuralstem, Inc., que também está fornecendo a células-tronco neurais para transplante. As células Neuralstem's cells have the ability to mature into various types of cells in the nervous system, including the motor neurons that are specifically lost in ALS. Neuralstem têm a capacidade de amadurecer em vários tipos de células do sistema nervoso, incluindo os neurônios motores que se perdem na ELA. However, scientists say the goal of stem cell transplantation is not to generate new motor neurons, but to protect the still-functioning motor neurons by nurturing them with the stem cells, potentially slowing the progression of the disease. No entanto, os cientistas dizem que o objetivo do transplante de células-tronco não é gerar neurônios motores novos, mas proteger os neurônios motores ainda funcionando, alimentando-os com as células-tronco, a fim de retardar a progressão da doença.





In: http://www.falandosobreela.blogspot.com/ acesso em 28 de Outubro de 2011


Leia Mais ►

25 outubro 2011

QI pode aumentar ou diminuir durante a adolescência

Estudo comparou resultado de testes realizados em quatro anos. Alterações no resultado foram relacionadas a mudanças cerebrais

Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo | 19/10/2011 15:13


Foto: Ramsden 
Mudanças no resultado do teste de QI foram acompanhadas de alterações na estrutura cerebral



O coeficiente de inteligência, o QI, é variável, pelo menos ao longo da adolescência, segundo um estudo da University College London divulgado nesta quarta-feira (19). A pesquisa foi realizada com 33 voluntários adolescentes e, ao longo de quatro anos, mostrou que seus resultados em testes de QI variou em até 20 pontos, o que contradiz a ideia de que o índice seria algo fixo para toda a vida. O estudo também analisou imagens de ressonância magnética e concluiu que a flutuação do QI está relacionada com alterações na estrutura do cérebro.
O aumento no resultado do teste de QI verbal - que mede linguagem, aritimética, conhecimento geral e memória – está relacionado com o crescimento da massa cinzenta no córtex motor esquerdo, ligado a motricidade da fala. Já o aumento no resultado do teste de QI não-verbal – que se pede para identificar peças faltantes em quebra-cabeças – está relacionado ao crescimento da densidade de massa cinzenta em uma região anterior ao cerebelo, ligada ao movimento.
Os pesquisadores ainda não sabem o que causa a flutuação do QI na adolescência. “Ela pode ser ativada por efeitos ambientais como educação e aprendizado ou pode estar relacionada com diferenças no desenvolvimento do adolescente. Ou pode ser as duas coisas. É a clássica questão de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha”, disse ao iG Sue Ramsden, autora do estudo publicado no periódico científico Nature.

 

Leia Mais ►

19 outubro 2011

Estimuladores micro-eletrônicos podem restaurar funções motoras perdidas

Dispositivo sem fio e de pequeno porte tem potencial para restaurar movimentos em pessoas com lesões na medula espinhal
Projeto do departamento de engenharia biomédica do New Jersey Institute of Technology, nos Estados Unidos, trabalha no desenvolvimento de um estimuladores micro-elétricos que tem por objetivo potencializar o tratamento de indivíduos com danos na medula espinhal.
O trabalho, que está em seu terceiro ano, resultou no desenvolvimento e na testagem de uma tecnologia conhecida pelo seu acrônimo, FLAMES (floating light activated micro-electrical stimulators, que significa ‘estimuladores micro-elétricos ativados por luz flutuante’). A tecnologia, um dispositivo semi-condutor de pequeno porte, tem potencial para permitir que pessoas com lesões na medula espinhal restaurem algumas das funções motoras que foram perdidas.
Energizado por um feixe de luz infravermelha, por meio de uma fibra óptica localizada do lado externo da medula espinhal, estes micro-estimuladores são capazes de ativar os nervos na medula espinhal abaixo do ponto de lesão e, assim, permitir o uso dos músculos que estavam paralisados anteriormente.
“A potência necessária para gerar um movimento limiar do braço foi pesquisada enquanto a fonte de laser foi afastada do micro-estimulador. Os resultados indicam que a densidade de fótons não diminui substancialmente com os deslocamentos horizontais da fonte que estão na mesma ordem que o raio do feixe. Isso dá confiança de que o limiar de estimulação pode não ser muito sensível a pequenos deslocamentos da medula espinhal em relação à fonte de potência óptica montada na coluna”, diz o professor do departamento de engenharia biomédica do New Jersey Institute of Technology e líder do projeto Mesut Sahin.
O FLAMES é um dispositivo semi-condutor que é controlado de forma remota por uma fibra óptica conectada a um laser de infravermelho próximo de baixa potência. O dispositivo é implantado na medula espinhal e depois permite-se que ele flutue no tecido. Não há fios conectados. O paciente pressiona um botão na unidade externa para ativar o laser e o laser então ativa o dispositivo FLAMES.
“O único aspecto do projeto é que os estimuladores implantados são muito pequenos, em escala de sub-milímetros. Um benefício essencial é que, como o o dispositivo é sem fio, as conexões não podem deteriorar-se com o tempo e, além disso, o implante causa uma reação mínima no tecido, ao contrário dos dispositivos semelhantes que possuem fios”, observa Sahin.
A ativação elétrica do sistema nervoso central e periférico foi pesquisada para o tratamento de distúrbios neurais por muitas décadas e vários dispositivos já alcançaram a fase clínica com sucesso, como os implantes cocleares e o tratamento da dor por meio da estimulação da medula espinhal. Outros já estão a caminho, como a micro-estimulação da medula espinhal para restaurar a locomoção, a micro-estimulação do núcleo coclear, do mesencéfalo ou do córtex auditivo para restaurar melhor a audição e a estimulação do córtex visual nos indivíduos cegos. Todos estes dispositivos têm fios, ao contrário do FLAMES, que não os tem.
Fonte:ISaúde

http://serlesado.com.br/?p=3610 acesso em 19.10.2011
Leia Mais ►

17 outubro 2011

Calle 13 - Latinoamérica


De 11 a 14 de outubro tivemos o XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e o IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional no Centro de Convenções Frei Caneca.

A conferência magna de encerramento foi proferida pelo terapeuta ocupacional Alejandro Guajardo, que encerrou o evento registrando de forma brilhante as identidades do Terapeuta Ocupacional.

Sim, foi uma das melhores palestras que muitos de nós ouvimos em nossa vida. Encerrou sua conferência com o vídeo abaixo.

Calle 13 - Latinoamérica

Leia Mais ►

07 outubro 2011

Desenhos Animados Inclusivos - dica do Blog DeficienteCiente

Queremos compartilhar com nossos leitores a propósito do Dia da Criança. Somos todos educadores das crianças que um dia irão dirigir o mundo.

Assim, a Vera Garcia, apresentou no seu blog www.deficienteciente.com.br, várias dicas que ajudam os pais e familiares a oferecerem aos seus filhos uma visão de valores.
Seguem dois textos mesclados:

Caro leitor,

Os vídeos abaixo, são de uma campanha espanhola realizada pela Junta de Andalucia. São desenhos que tem como objetivo ensinar valores às crianças de Andaluzia, Espanha.

A série de desenho animado “Andaluna e Samir” é composta por 13 capítulos que abordam temas como respeito ao meio ambiente, deficiência, diversidade humana, violência contra criança… Achei-os fantásticos!
Vera Garcia in:






Quando chove parece difícil encontrar uma brincadeira legal dentro de casa. Depois de desenhar, ler, jogar videogame e ver TV, é necessário ter criatividade para se divertir. Esse é o primeiro desafio que a turminha do “Cocoricó” precisa enfrentar na nova temporada da série, com 26 episódios, que estreia sábado (18), às 11h15, na TV Cultura.

Desta vez, a série ganha novo personagem, Mauro, que é deficiente visual e adora brincar com eles. As aventuras continuam rolando na cidade, tendo como base o apartamento do primo João. Apesar de estar na metrópole, Júlio não esquece dos amigos que ficaram na fazenda com os avós, como a galinha Lola, o papagaio Caco, o morceguinho Toquinho.
“Cocoricó” está completando 15 anos e já ganhou oito prêmios, sendo eleito em 1996 como o Melhor Programa Infantil de TV. A série também é exibida nas telinhas de Angola, Moçambique, Venezuela, Argentina, Portugal, Chile e todos os países de língua portuguesa na África.
Vera Garcia in


Leia Mais ►

04 outubro 2011

Governo Federal lançará medidas em prol das pessoas com deficiência

Investimento do governo pode chegar a R$ 10 bilhões até 2014; programa trará intervenções em educação, trabalho, moradia e emprego.

O governo prepara um programa, com investimento que pode chegar a R$ 10 bilhões até 2014, para as pessoas com deficiência. O plano traz projetos de saúde, educação, inclusão ao mercado de trabalho e acessibilidade.

Uma segunda versão do plano, com menor número de ações, estima gasto de R$ 7 bilhões. A presidente Dilma Rousseff deve se reunir com sua equipe para conhecer a proposta e bater o martelo. O lançamento vai ocorrer nos próximos dias. Na área de educação, a previsão é reservar para pessoas com deficiência 5% de vagas nos cursos do PronatecSite externo. -lançado em abril, que prevê 8 milhões de vagas em cursos técnicos até 2014.

Segundo o Censo 2000Site externo., 14,5% da população apresenta algum tipo de incapacidade ou deficiência. Em parceria com Estados e municípios, o plano prevê a entrega de mais de mil veículos escolares adaptados nos próximos três anos. Para o mercado de trabalho, a ideia é criar um banco nacional de profissionais, espécie de agência virtual de empregos. O portal na internet será lançado em 2012.

Pessoas com deficiência terão, conforme o texto preliminar obtido pela Folha, facilidades e garantia de acessibilidade no Minha Casa, Minha VidaSite externo.. Devem ser distribuídos milhares de kits de adaptação para moradias já construídas, como maçanetas especiais e campainhas para surdos. Detalhes foram mantidos em sigilo nos últimos meses. O projeto é a nova "menina dos olhos" de Dilma e da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Em número de ações, ele supera o Brasil Sem Miséria, bandeira de Dilma para erradicar a pobreza extrema.

INCLUSÃO
O plano prevê a implantação das "casas inclusivas", moradias para deficientes que necessitem de apoio profissional. Ampliará, ainda, o total de centros de referência e serviços de reabilitação.

Inicialmente não está na proposta a redução de imposto para a compra de equipamentos importados, como cadeira de rodas. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ)Site externo. vai apresentar um projeto de lei contemplando essa demanda.

Presidente da comissão que trata do assunto e pai de uma menina com síndrome de Down, ele é um dos envolvidos no plano, ao lado de Mara Gabrilli (PSDB-SP)Site externo., primeira deputada federal com tetraplegia medular

http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=4078&/governo_federal_lancara_medidas_em_prol_das_pessoas_com_deficiencia
in 4 de Outubro de 2011
Leia Mais ►