17 fevereiro 2012

Lançado ontem o Projeto Homem Virtual




Na manhã da última quarta-feira, 15 de fevereiro, foi lançado o Projeto Homem Virtual no Acessa São Paulo, no Parque da Juventude. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP e a Secretaria de Estado de Gestão Pública, através do Acessa São Paulo.
O Homem Virtual consiste em uma coleção de 26 vídeos de curta metragem produzidos especialmente para a internet, com base em imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano. Utilizando recursos da computação gráfica, aliado a projetos de diversas áreas, é possível saber mais sobre o funcionamento do corpo humano. Todos os vídeos possuem o recurso da audiodescrição, que facilita o acesso de pessoas com deficiência visual.
Os vídeos serão disponibilizados nas categorias: Conhecimento Geral sobre o Corpo; Cuidados para os Jovens; Saúde nas Escolas; Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos; Saúde da Pele e Locomoção e Cuidados com Pessoas com Deficiência.
O projeto tem o objetivo de democratizar o conhecimento já que as imagens permitem uma compreensão rápida e objetiva de todo o corpo e dos procedimentos a ele relacionados: anatomia, fisiologia, fisiopatologia, atuação das drogas ilícitas, ação dos medicamentos, procedimentos de emergência, uso adequado de órteses e próteses ou mesmo cirurgias.
"Esta é uma excelente ferramenta educacional. Com conteúdo altamente qualificado, estes modernos recursos de aprendizagem poderão ser utilizados dentro de uma série de estratégias pedagógicas", afirma Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os vídeos podem ser vistos nos postos do Programa Acessa São Paulo. Logo, estarão disponíveis também no site do Acessa São Paulo e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para mais informações: www.projetohomemvirtual.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário