20 junho 2012

5 posturas corporais que contribuem para a criatividade

Metáforas conhecidas como “pensar fora da caixa” ou “ver os dois lados do problema” são frequentemente usadas quando falamos de criatividade. Sabemos que nossas mentes interagem das maneiras mais inusitadas, mas será que essas metáforas são simples frases ou podem ser aplicadas literalmente?
Pesquisadores norte-americanos e singapurenses examinaram essas questões em um estudo publicado no jornal Psychological Science. A parir de cinco experimentos eles testaram maneiras que as pessoas podem ser mais criativas por simplesmente mudar suas posturas.


Nem todas as ideias criativas surgem do nada. Algumas vezes é necessário o trabalho de filtrar logicamente os objetivos e ideias


A seguir, confira cinco metáforas famosas que podem fazer a diferença para sua criatividade:


Como aumentar a criatividade: Por um lado... Por outro lado

Ideias criativas normalmente surgem quando dois pensamentos aparentemente não relacionados são reunidos. Quando conseguimos pensar em um problema a partir de dois lados diferentes, conseguimos encontrar maneiras de uni-los com mais facilidade. No estudo, os pesquisadores descobriram que os participantes que utilizaram as duas mãos para gesticular tiveram mais ideias do que aqueles que usaram apenas uma mão.


Como aumentar a criatividade: Pensar fora da caixa

Por mais comum que essa frase seja, ela realmente expressa a ideia de que a criatividade é explorar novas áreas. Em um experimento, os pesquisadores separaram os participantes em dois grupos enquanto realizavam testes de criatividade. Um grupo sentou dentro de caixas e o outro se sentou próximo as caixas. Os resultados mostraram que aqueles que estavam fora das caixas tiveram mais ideias do que o outro grupo.


Como aumentar a criatividade: Ficar rodeando

Em inglês o ditado estudado foi “wander around, but not in a square” que significa “andar ao redor, mas não em um quadrado”. Ao estudar essa metáfora, os pesquisadores descobriram que as pessoas tiveram mais ideias quando passearam aleatoriamente do que quando andaram em um quadrado ou não andaram.


Como aumentar a criatividade: Juntar dois mais dois

Nem todas as ideias criativas surgem do nada. Algumas vezes é necessário o trabalho de filtrar logicamente os objetivos e ideias que já possuímos. Temos que “juntar dois mais dois” para ter certeza que o resultado é quatro. Os psicólogos chamam isso de pensamento convergente e é quando reunimos nossa lógica, conhecimento e habilidades para solucionar um problema. O quarto experimento realizado pelos cientistas testou a hipótese de que organizar montes de cartões em apenas duas pilhas iria motivar o pensamento convergente. Os resultados mostraram que os participantes que transformaram duas pilhas em apenas uma se saíram melhor no teste de pensamento convergente do que aqueles que apenas distribuíram os montes de cartões em duas pilhas.


Como aumentar a criatividade: Imaginar

Se você não está com vontade de andar ou de arrumar uma caixa, então é hora de ficar online. No quinto experimento, os participantes assistiram avatares de jogos como Second Life andar livremente ou em um quadrado. Os mesmos resultados alcançados presencialmente foram encontrados nos experimentos online. Podemos perceber que, além da postura corporal, o estado mental também é muito importante para aumentar a criatividade. A simples sugestão da postura dos avatares foi suficiente para determinar a mentalidade dos participantes.

In: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/12/942048/5-posturas-corporais-contribuem-criatividade.html acessado em 20.06.2012


 

2 comentários:

  1. Olá Gisleine muito obrigada pelo comentário, sou mãe de primeira viagem e descobri a pouco tempo a deficiência da minha menina, mas decidi lutar até o fim para que ela tenha qualidade de vida, estou aprendendo pois pouco sei sobre o que fazer, mas estamos indo seguindo orientações, aprendendo a cada dia...add vc no face e vou segui-la no blog tb..abraços Imoni BRaz

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada a você. Sempre aprendemos muito e permutar informações é uma benção. Abraços grande. Gisleine

    ResponderExcluir