26 junho 2012

A melhor hora do dia para ser criativo

Nova pesquisa revela quais são os melhores momentos do dia para resolver problemas que exigem criatividade

Quando estamos cansados ou menos focados, a mente fica mais livre para avaliar alternativas que nossa mente descartaria em outras situações

As pesquisadoras Mareike White e Rose Zacks descobriram novas características sobre a criatividade das pessoas que podem mudar completamente a idéia que fazemos de nossa capacidade de criação. Normalmente, os indivíduos possuem horários em que produzem mais e são mais criativos. Há pessoas que são mais inspiradas durante a madrugada e outras que rendem no início do dia. O curioso é que, segundo a descoberta feita pelas cientistas, o período em que estaríamos mais aptos para resolver problemas é exatamente o inverso do horário que rendemos mais. Por exemplo, uma pessoa que gosta de trabalhar de noite seria mais criativa nas primeiras horas do dia.

Mas como isso é possível? Para investigar a criatividade, as pesquisadoras submeteram cerca de 500 estudantes a dois testes de criatividade diferentes. Um deveria medir a habilidade de inspiração dos participantes – o tipo de problema que exige a interação com o desconhecido, fazendo com que o estudante crie soluções.

O segundo teste mediu a capacidade dos estudantes de resolver problemas analíticos, que exigem foco e objetividade para atingir um resultado específico. As duas capacidades, de inspiração e análise, são importantes para a criatividade, mas possuem papéis diferentes no processo criativo.

O que White e Zacks descobriram foi que indivíduos que funcionam melhor durante a manhã tiveram resultados melhores para resolver os problemas de inspiração no período noturno, quando, aparentemente, eles não deveriam funcionar muito bem. Exatamente o mesmo padrão, mas reverso, foi apresentado pelas pessoas que rendem mais durante a noite.

Os resultados não podem indicar porque isso acontece, mas provavelmente têm a ver com o fato de que, quando estamos cansados ou menos focados, a mente fica mais livre para avaliar alternativas que nossa mente descartaria caso estivéssemos concentrados. Com mais opções para considerar, é provável que você faça conexões entre ideias que aparentemente não se ligariam.

Por outro lado, estar focado pode estreitar a atenção, fazendo com que nossa capacidade de inspiração e criação seja controlada por fatores práticos, que o forçam a uma análise mais objetiva.
In: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/16/923607/melhor-hora-do-dia-ser-criativo.html acessado em 25.06.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário