05 dezembro 2012

Dezembro: inclusão e diversidade no Natal e além.


Nosso post não falará de neurociências, nem tão pouco de Educação ou Reabilitação. Vamos falar sobre o mês de Dezembro.
O Dezembro com a presença marcante das festividades de Natal, um convinte à inclusão e diversidade
 
 

Essa festividade que universalmente deixou de ser uma comemoração maior que a festa cristã. São dias de confraternização entre as pessoas, de reuniões com amigos, de reencontros e a oportunidade de todos estarem mais próximos de seus familiares, buscando a proximidade daqueles que estão distantes. Nesses dias, em que todos querem estar com suas famílias e amigos e brindarem o renascimento do espírito humano, batalhador diário em sua luta pela saúde, pela segurança, pela harmonia e paz.

Muito além do consumismo que ainda é fortemente presente, são dias de preparativos nos lares de enfeites, lembranças  e alimentos típicos, que procuram alegrar a todos os  nossos sentidos: visão, audição, gustação, tato,  e olfato.

São corais ensaiando canções, crianças e adultos organizando peças de teatros, bazares, retiros, festas em grupo, e a forte presença das árvores de natal, dos enfeites com azevinho, muito vermelho e luzes.

O azevinho representando o símbolo de paz e felicidade, a árvore de Natal - com o  pinheiro sobrevivente nas imensidões da neve - que, além de decorar, simboliza também  paz, alegria e esperança, a vida.

As luzes de Natal que enfeitam as árvores, cidades e casas no mundo todo lembram e significam, outra luz, invisível aos olhos, mas não ao coração, a luz dos nossos protetores espirituais, a luz dos anjos...
O vermelho, por demais presente, representa o sentimento dominante entre as pessoas que é o amor. O sentimento que une pessoas, famílias, comunidades, países.

Assim enriquecido por suas simbologias cristãs, cabalísticas, ou humanitárias, o Natal a todos contamina por sua alegria, pois, de uma forma geral as pessoas estão mais disponibilizadas para aproximações, abraços, sorrisos, o que faz todo o ambiente da cidade, do planeta, estar mais amoroso, mais vibrante de bons sentimentos e afetividade.


É evidente que essa contaminação de amorosidade e alegria transforma as pessoas nesses dias, deixando todos com um novo vigor e esperança de que juntos podemos construir um mundo mais fraterno e menos agressivo. Com mais harmonia e possibilidades de realizações -  muito além das  materiais -  pois as realizações pessoais e dos amigos enaltecem nosso coração, deixam-nos fluir mais leves, mais crentes de possibilidades de novas aprendizagens, que são tradutoras de crescimento do nosso ser humano em convívio, em troca, em estar e em ser.
 

 
Fica aqui nesse post nossa declaração, intenção e votos de que todos nós possamos ter um dezembro totalmente natalino, cheio de vida, de paz, de harmonia, de afetividade, de carinho, e sendo assim que este mês abastecendo nosso ser de muita energia do bem, possa nos conduzir a um novo ano de trabalho, com muita procura por aprimoramento para todos nós. Entendendo que esse aprimoramento atinge todas as esferas de nossa vida: a nossa relação pessoal, interpessoal e relacional, tanto no trabalho, como em casa, com os vizinhos, com nossa cidade, com nosso país e nosso planeta.










Que todos  estejam preocupados com todos , na busca do bem estar de todos . Todos com direitos intrínsecos e inerentes de estar nesta vida usufruindo os mesmos espaços, as mesmas oportunidades, as mesmas possibilidades. Inclusão e diversidade continuarão sendo as palavras que precisam ser refletidas, compreendidas e conquistadas. A inclusão de muitas facetas que desconhecemos em nós mesmos, a inclusão de todos que estão à nossa volta,  e a diversidade do que somos e de todos que estão convivendo conosco, em nosso entorno, nesta cidadania de convivência global.


Gisleine Martin Philot
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário