28 dezembro 2012

Premio Finep Inovação 2012 - Os caminhos de Tecnologia Assisitva no Brasil


Estamos encerrando 2012.           
E a Expansão está de parabéns.



Apesar das poucas notícias, foi um ano difícil para a maioria das empresas que desenvolvem Tecnologia Assistiva. Além da recessão, tivemos forte competição do mercado oriental.

As diversas compras governamentais, foram atendidas por empresas que abastecem o mercado com genéricos chineses.

A questão principal continua sendo a qualidade, assistência técnica e claro, os preços. Os fabricantes chineses usufruem de imensos incentivos fiscais em seu país e assim, seus preços são competitivos, seus produtos são a maioria copiados, somente recentemente gerando inovação e desenvolvimento. Na maior parte da produção de tecnologia assistiva não há período de experimentação, de calibração junto ao cliente, de análise de usabilidade e funcionalidade.

Temos uma história de 22 anos produzindo inovação. Estamos em constante ausculta com nossos clientes, com os profissionais envolvidos,  com os centros de reabilitação, com os cuidadores e familiares. Este ano conseguimos novamente depositar uma patente de invenção. Muitas vezes levamos mais de dois anos, desde a ideia inicial, até a produção de um protótipo.

Também sofremos com as cópias e com a espionagem industrial. Nem sempre podemos patentear nossos novos produtos. Carecemos  (o que não falta em muitos outros países) de órgãos que intermedeiem os inventores, que os orientem e fomentem as patentes, com taxas significativamente mais acessíveis.

A ciência Tecnologia Assistiva, ainda é muito incipiente em nosso país. Somos muito mais artesanais, fazemos carreatas com costureiras e tapeceiros, para fornecer produtos assistivos caseiros, ergonomicamente e biomecanicamente insatisfatórios.  Deixando assim de fazer follow-up e rever se oferecemos os recursos completos e pertinentes às necessidades.

Os pregões públicos ainda compram, aceitando a menor oferta por uma cadeira de rodas personalizada, desconsiderando a necessidade de aplicação e acompanhamento continuados até o seu ajustamento estar adequado àquele cliente grave.

A Expansão vem desenvolvendo há muitos anos o sistema personalizável, por acreditar que essa premissa, de ajustabilidade continuada, seja econômica para os cofres públicos e para seus utilizadores, seja também terapeuticamente  eficaz porque o equipamento possui todas as regulagens para atender às diversas intercorrencias de melhoras ou agravos.

É uma inovação conceitual que fizemos há 22 anos. E que vem sendo avaliada e reconfigurada de acordo com a usabilidade dessa  conceituação terapêutica. Por isso denominamos nossa empresa como Laboratório de Tecnologia Terapêutica, entendendo que esse laboratório é um grande alquimista de idéias, práticas e ciência.

Este ano, graças a iniciativa da FINEP de financiar as empresas de Tecnologia Assistiva (TA), criando o Premio Inovação - categoria TA – pudemos  concorrer a essa premiação pela região sudeste. Ao sermos vencedores por essa região, concorremos automaticamente à premiação nacional, com nossa linha de órteses Tuboform.

Estávamos entre as três empresas finalistas, e justamente a ganhadora do prêmio nacional é a que produz o seu dispositivo em Taiwan, em sociedade com uma empresa daquele país. O brasileiro que fez uma inovação numa caneta leitora, desconhecendo o campo de TA, fez essa inovação buscando outro nicho de mercado, e continuou com a produção do dispositivo com seus sócios fora do país. Com certeza os jurados se encantaram com a funcionalidade da caneta como um todo, que independe do mercado de TA .

Mais uma vez foi dado um prêmio para um produto para pessoas com deficiência visual, de usabilidade questionável, pois ainda não foi avaliado por uma parcela significativa dessa população.

Assim, ficamos muito tristes com a notícia e com a falta de critério de avaliação mais refinado por parte da equipe da FINEP.

Entendemos que TA é uma grande novidade no país assim como, para o nosso governo, gestores, empresas financiadoras, serviços públicos, órgãos de dispensação, etc. Mas quando desconhecemos um assunto, precisamos justamente ser muito mais criteriosos nos caminhos que vamos percorrer para apreender seu domínio.

Tuboform este ano renovou-se com mais 5 novos modelos, atendendo às demandas de desenho universal e a parcela significativamente maior de pessoas com deficiências por conta dos acidentes no trânsito, do aumento de crianças com síndromes raras ocasionadas pelos agravos do planeta, e também considerando o aumento da população de idosos, graças a maior expectativa de vida.

Apresentamos a nova geração de Tuboform, Premio FINEP Inovação 2012.
Nossos lançamentos comemorando o novo ano 2013
Feliz Ano Inclusivo para Todos.

Tuboform Gama







Tuboform @Arroba






Tuboform Delta



Nenhum comentário:

Postar um comentário